Review: produtos Barba Brava

E aêêêê galera da barba ! Prontos para mais um review ? A marca de hoje é a Barba Brava, empresa paranaense com sede em Curitiba – PR. Animados ? Bora lá !

Antes de iniciar, quero ressaltar aqui que apesar do contato do Blog Barba Boss com inúmeras marcas de produtos para barba, nenhum dos reviews publicados é patrocinado. Nós recebemos sim produtos enviados pelas empresas, porém sem o compromisso de falar bem ou mal do que nos é enviado para teste. Nossas publicações são honestas e livres de qualquer vínculo remuneratório, e as empresas que nos enviam seus produtos, de forma espontânea, manifestam nada menos que profundo respeito pelos consumidores, além de plena confiança na qualidade de seus próprios cosméticos, pois, do contrário, não participariam desta interação com o Blog Barba Boss. Nosso muito obrigado a todos vocês. Agora sim, BORA LÁ !

20170330_165735

Barba Brava foi meu primeiro contato com produtos específicos para barba. Conheci a marca quando comecei a pesquisar sobre o assunto, buscar informações e etc. Todos vocês leitores provavelmente passaram pelo mesmo processo antes de lerem blogs específicos, então eu sei que me entendem.

No site da empresa, eles se declaram líderes de mercado e criadores de tendência, ou seja, na condição de “criadores de tendência”, seus produtos não são apenas os mais vendidos, mas devem ser também os pioneiros do segmento, sendo que após as pesquisas e testes iniciados em 2014, lançaram a marca oficialmente em 2015. Os barbudos agradeceram !

A CHEGADA DOS PRODUTOS:

Inicialmente comprei um kit Barba Brava Fresh Woods, contendo 01 shampoo para barba, 01 balm para barba, 01 óleo para barba e 01 pente de madeira para barba “O Original”. Paguei por este kit o valor de R$ 169,00, mais o frete. Após contato com a marca, me foi enviado para teste e avaliação, gratuitamente, o kit Coffee Blend, contendo 01 pasta de limpeza para barba, 01 balm para barba e 01 óleo para barba. 

20170330_170016

A entrega dos produtos ocorreu sem nenhum incidente ou atraso. Todos os produtos chegaram em perfeito estado de conservação e devidamente acondicionados. Ahhhh, tava esquecendo, ganhei também uma bolacha de chopp super legal da marca. Quem não curte uma cerveja ? BOA !!!

20170330_105701
Embriaguez online: cervejinha durante o review

A APRESENTAÇÃO DOS PRODUTOS:

As embalagens são ótimas. O óleo Barba Brava tem a melhor embalagem do mercado nacional, na minha opinião. Contendo 30 ml, o vidrinho, além de bonito, é bem funcional. A válvula tipo “pump” é excelente. Bem precisa e sem desperdícios, ela funciona perfeitamente, sem vazamentos ou qualquer outro tipo de problema. Da mesma forma, a embalagem do shampoo, de 140 ml.Nada de sofisticado, pelo contrário, bem simples. Plástico retangular transparente, com tampa. Apesar de simples, funciona bem. Não fica devendo. Quanto ao Balm, nada a destacar. A embalagem é igual à da pasta de limpeza, um potinho com tampa de girar, daqueles bem antigos e já muito usados em vários produtos conhecidos. São 55 gramas para o balm e 90 gramas para a pasta. O tamanho dos dois potinhos é o mesmo, o que muda é o peso do produto apenas, já que a pasta é mais densa que o balm.

O SHAMPOO PARA BARBA:

IMG_3698

Como sempre, o shampoo para barba é a primeira coisa que passo na hora do banho, pra deixar o produto agir bem. Essa é a forma que recomendam e é assim que eu gosto de fazer, com todos os shampoos para barba de qualquer marca. É nos detalhes que você percebe as diferenças entre um e outro, e o segredo para ir percebendo os detalhes e diferenças de cada shampoo é justamente esse: maior tempo de contato.

O cheiro do shampoo Fresh Woods não tem nada de sofisticado. É um mentolado bem refrescante, sem nada que chame atenção. Esta fragrância é descrita pela marca como um “aroma herbal-amadeirado extraído do cedro, tea-tree, menta e patchouli”, com uma “combinação única de óleos essenciais com propriedades hidratantes e revigorantes que de quebra ainda concedem um aroma agradável, suave e masculino”.

Apesar dos ingredientes mencionados, não há nada de mais no cheiro. Como eu disse, é um mentolado simples. É mesmo um cheiro gostoso, mas a grande virtude do shampoo não passa por esse detalhe. Mais do que o cheiro, o que surpreende neste produto é a sensação que ele causa. O mentolado do shampoo é mesmo bem refrescante e revigorante, o que faz dele um shampoo muito gostoso e agradável de se usar. Sensação de barba limpa junto com a refrescância do mentolado … é mesmo bem revigorante. Gostei muito.

COMPOSIÇÃO:

“AQUA; SODIUM LAURETH SULFATE; COCAMIDE DEA; COCAMIDOPROPYL BETAINE; PANTHENOL; LAURYL GLUCOSIDE; LAURETH-2; MENTHYL LACTATE; CAMELLIA SINENSIS LEAF EXTRACT; MENTHA ARVENSIS LEAF EXTRACT; SODIUM CHLORIDE; GUAR HYDROXYPROPYLTRIMONIUM CHLORIDE; DISODIUM EDTA; POLYQUATERNIUM-10; PEG-14M; MENTHA PIPERITA OIL; CEDRUS ATLANTICA WOOD OIL; MELALEUCA ALTERNIFOLIA LEAF OIL; POGOSTEMON CABLIN LEAF OIL; BENZOTRIAZOLYL DODECYL P-CRESOL; CITRIC ACID; C.I. 19140; METHYLCHLOROISOTHIAZOLINONE/METHYLISOTHIAZOLINONE; SODIUM SULFATE; C.I. 16255;C.I. 42090; C.I.28440.”

Obs: relativo à composição, este shampoo contém alguns ingredientes ditos “prejudiciais”, como sodium lauryl sulfate, sodium laureth sulfate, cocamidopropyl  betaine e lauramidopropyl betaine, porém eu não percebi nenhum efeito negativo, pelo contrário. Tanto os fios quanto a pele do meu rosto apresentaram um bom aspecto após o uso contínuo deste shampoo, sem qualquer ocorrência de alergias e etc. Considero um produto confiável.

O BALM PARA BARBA:

CZuMQMJWwAAmRA8

Apesar de não ser um balm com a forma e apresentação que mais me agradam, é um bom produto. Geralmente eu prefiro os balm’s que vêm nas embalagens parecidas com as embalagens dos shampoos, ou seja, mais cremosos, mais líquidos, porém esta minha preferência não interfere em nada nos bons resultados deste balm da Barba Brava. Assim como o shampoo, o balm Fresh Woods confere bem estar e refrescância, além de hidratar, disciplinar e modelar os fios , sem perder a maciez. Ele realmente hidrata, refresca e modela sem fixar, além de aliviar a irritação da pele, ou seja, cumpre muito bem o que promete. Só não acho que dê mais volume à barba. No meu caso, em termos de volume, não alterou em nada.

COMPOSIÇÃO:

“AQUA; ISOPROPYL PALMITATE; CETYL ALCOHOL; BUTYROSPERMUM PARKII BUTTER; VITIS VINIFERA SEED OIL; CETEARYL OLIVATE; CYCLOPENTASILOXANE; SORBITAN OLIVATE; PHENOXYETHANOL; ARGANIA SPINOSA KERNEL OIL; TRIETHANOLAMINE; ACRYLATES/C 10-30 ALKYL ACRYLATE CROSSPOLYMER; METHYLPARABEN; ALLANTOIN; MENTHYL LACTATE; DISODIUM EDTA; POLYQUATERNIUM-10; PEG-14M; PROPYLPARABEN; PENTAERYTHRITYL TETRA-DI-T-BUTYL HIDROXYHYDROCINNAMATE; ESSENTIAL OILS (fragrância)”

O ÓLEO PARA BARBA:

oleo-para-barba-fresh-woods-barba-brava-comcx

Como eu já disse, a embalagem do óleo da Barba Brava é o grande diferencial do produto. O mix de óleos é o tradicionalzão mesmo (argan, semente de uva e jojoba), e isto é realmente ótimo. São óleos nobres, importantes e bastante funcionais. Barba forte, hidratada e macia. Pele protegida, oleosidade regulada. Missão cumprida. Vocês devem ficar se perguntando: “será que vai chegar o dia dele dizer que um produto foi muito bosta e não “cumpriu a missão” ? Sim, este dia vai chegar. Já experimentei muito produtinho merda.

COMPOSIÇÃO:

“VITIS VINIFERA SEED OIL; ARGANIA SPINOSA KERNEL OIL; SIMMONDSIA CHINENSIS SEED OIL; ESSENTIAL OILS; *BHT; *LIMONENE; *CITRAL; *GERANIOL; *LINALOOL — *ocorre naturalmente em óleos essenciais.”

A PASTA DE LIMPEZA PARA ROSTO E BARBA:

aceee55575

Eu não sei muito bem como definir esta pasta. Diria que é um excelente produto porém com uso bem restrito. Contém ativos de café com diversas finalidades. O pó de café verde é esfoliante e, dentre outras coisas, abre os poros proporcionando crescimento saudável de novos fios. É ainda feito com óleo de café de verdade, ou seja, nada de colocar uma essenciazinha artificial e pronto. O produto limpa bem a barba e realmente não faz tanta espuma, ou seja, bem mais fácil de enxaguar do que o shampoo da marca, o que me fez pensar que esta, talvez, seja a real finalidade do produto: algo que possa ser usado para lavar a barba FORA do banho.

No chuveiro, o barbudo não vai deixar de usar o shampoo para barba para usar a pasta, a não ser que ele queira/precise da ação esfoliante da pasta, o que, mesmo que seja o caso, não será diariamente, ou seja, a meu ver esta pasta tem uma serventia bem específica: um produto muito bom, que limpa realmente, que é esfoliante e que é muito mais fácil de enxaguar por fazer pouca espuma, o que faz dele um produto para ser usado no trabalho, por exemplo, ou em uma barbearia, onde não seria necessária sequer uma pia, pois o produto poderia ser aplicado e depois retirado com uma toalha. Na verdade, qualquer ambiente que se necessite uma lavagem simples, eficaz e rápida. Como eu disse … excelente produto, boa aplicabilidade, prático, porém com uso em situações específicas. O shampoo para barba convencional é muito bom para ser substituído por uma pasta, que pode e deve ser usada em situações em que o shampoo torna-se difícil e trabalhoso. Produto ótimo para barbearias utilizarem em seus clientes.

COMPOSIÇÃO:

“AQUA; STEARIC ACID; GLYCERIN; GLYCERYL STEARATE; CETEARYL ALCOHOL; VITIS VINIFERA SEED OIL; LAURYL GLUCOSIDE; CAPRYLIC/CAPRIC TRIGLYCERIDE; COFFEA ARABICA SEED POWDER; TRIETHANOLAMINE; PHENOXYETHANOL; PARFUM; COFFEA ARABICA SEED OIL; METHYLPARABEN; DISODIUM EDTA; PENTAERYTHRITYL TETRA-DI-T-BUTYL HIDROXYHYDROCINNAMATE; BUTYLPARABEN; ETHYLPARABEN; PROPYLPARABEN; CI 19140; SODIUM SULFATE; CI 16255; CI 28440;BENZYL ALCOHOL.”

O PENTE DE MADEIRA “O ORIGINAL”:

IMG_3699

Barbudos, os benefícios e vantagens de qualquer pente de madeira em relação aos outros vocês já sabem: não arrepia os fios com a energia estática, etc, etc, etc. O grande diferencial deste pente da Barba Brava é o tamanho dos dentes, o que o torna mais apropriado que a maioria para pentear barbas mais compridas. É um bom pente.

A FRAGRÂNCIA COFFEE BLEND:

A-bag-of-coffee-beans_1920x1440-e1463509122307

A iniciativa da marca em lançar esta “terceira via” foi muito inteligente. Enquanto a maioria das marcas se concentram no binômio “refrescante/herbal” e “amadeirado”, a Barba Brava enxergou a necessidade de distinguir-se indo por um caminho diferente. O café foi uma decisão muito acertada, pois além de não fugir da pegada “rústica” da marca, é um cheiro “gourmand”, ou seja, por remeter a uma bebida tão tradicional, tem mais chances de agradar do que não. Particularmente, eu prefiro as sensações refrescantes e revigorantes da Fresh Woods, mas sei identificar uma boa jogada, e esta linha “Coffee Blend” foi, a meu ver, uma escolha acertada.

VEREDITO E CONSIDERAÇÕES FINAIS: 

O fato de serem líderes de mercado não indica, necessariamente, que sejam os melhores. Na verdade, este fato por si só não quer dizer sequer que sejam bons, porém, neste caso, a qualidade é evidente. Não são produtos perfeitos, mas são produtos que cumprem seu papel sem ficarem devendo.

Os preços praticados são justos e o posicionamento da marca em relação ao mercado é coerente. Não tentam atingir todos, mas sim fidelizar os barbudos consumidores. Não vejo um marketing genial ou uma estratégia mirabolante, mas sim uma comunicação direta: te ofereço coisa boa e você me paga um preço justo.

Uma dica valiosa para a marca: lancem um shampoo para barba também com a fragrância Coffee Blend e a pasta nas outras duas fragrâncias. Não deixem os clientes de vocês que gostaram dessa nova fragrância sem terem também o shampoo para barba de vocês à disposição. Da mesma forma, não façam um consumidor fiel da Fresh Woods, por exemplo, utilizarem a pasta de outra fragrância só porque não existe o produto com o cheiro preferido dele. Tenho certeza que tal medida não representa um esforço tão grande, e vocês teriam mais a ganhar do que a perder com esse aumento da gama de produtos. Anotado ? Após a dica, um recado: se quiserem me mandar um kit da Citrus Woods com a nécessaire de vocês para review, fiquem à vontade. Alôôô RAFAEL ! Não vou achar ruim, ok ? ;))

Bom, barbudos … é isso. Mais um review honesto para vocês, escrito nos moldes que eu gostaria de ter encontrado quando pesquisei … e não achei. Espero estar preenchendo um espaço que julgo estar vazio – reviews maiores e mais profundos, com mais detalhes e sem nenhum compromisso financeiro com as marcas. Em breve tem mais !

Até a próxima, bravos barbudos !!!

3 comentários Adicione o seu

  1. Hugo Correia disse:

    Uso atualmente a linha da Dr. Jones (já usei um tal de Limye).. Agora estou entre SobreBarba e a Barba Brava.. já tenho o review dá Barba Brava.. agora só falta a análise da SB. Com o review da Poseidon, já coloquei na minha lista o shampoo em barra deles. Ansioso por novos posts. Sucesso, man!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Barba Boss disse:

      Pode aguardar que esse mês teremos vários reviews. Sobrebarba, Don Alcides, Pelas Barbas e etc.

      Curta, siga e divulgue o blog por favor ! Em breve teremos página e canal também !

      Vc tem perfil no FB ? Procure-nos lá ! Abraço

      Curtir

    2. Barba Boss disse:

      Ahhh … o review da Sobrebarba já tá quase pronto !

      O próximo a ser publicado é o da Don Alcides, dps da Sobrebarba.

      E já temos vários outros kits aqui para testarmos !

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s