Barber Pole: a história por trás deste símbolo

Atenção marmanjos barbados: vocês conhecem a história e o significado do “Barber Pole”, ícone presente em qualquer barbearia que se preze ? Ainda não ? Então senta aí filho, vamos ler um pouquinho … prometo que não vai doer nada !

Bom, a profissão de barbeiro é muito, muito antiga. E neste tempo todo, ela já sofreu muitas mudanças. Se você já considera que é difícil ser um bom barbeiro hoje em dia, fazendo inúmeros cortes, formatos e etc, você não sabe de nada ! Ser um bom barbeiro atualmente não é uma tarefa simples, mas, digamos que, antigamente … bons barbeiros precisavam ter ainda mais intimidade com as NAVALHAS. Você vai entender o motivo agora !20170317_172639.png

Láááá atrás, em tempos áureos e pacíficos da humanidade, numa época denominada Idade Média, barbeiros não eram responsáveis apenas por simples cortes de cabelo ou coisas do tipo. Além de barba, cabelo e bigode, os barbeiros eram responsáveis também por trabalhos como extrações de dentes, sangrias, cirurgias … e até mesmo por alguns tipos de amputações que fossem necessárias. Pesado né ? Os caras não ficavam de coletinho contando piadinhas não, os cara RANCAVA PEDAÇO DOS ÔTRO, VÉÉÉÉÉIIII …. 

images-8.jpg.jpg

Durante os “procedimentos” (carnificinas), os barbeiros (psicopatas) orientavam seus “clientes” (vítimas) a segurarem com firmeza em um poste para que, agarrados ao objeto, pudessem de alguma forma aliviarem a tremenda dor que sentiam. O sangue que escorria era depositado em vasilhas postas aos pés das pessoas, e para limpar e estancar o sangue, eram utilizados panos e bandagens brancas, que depois eram lavados e colocados para secar nos postes que ficavam em frente aos estabelecimentos. Lindo, né ?

As cores do Barber Pole (branco, vermelho e azul) são, portanto, uma alusão ao branco das bandagens, com o vermelho vivo do sangue arterial e o tom escuro e azulado do sangue venoso. Quanto ao poste, seu significado deve-se ao fato de que os estabelecimentos e outros profissionais eram identificados com postes em frente ao lugar. A diferença de cor entre os sangues venoso e arterial, é simples: o sangue arterial é rico em oxigênio, e o venoso é pobre em oxigênio e rico em gás carbônico. Daí a diferença na coloração.

Com o passar do tempo, os barbeiros deixaram de desempenhar certas funções (GRAÇAS A DEUS-PAI-TODO-PODEROSO), que ficaram restritas a médicos e dentistas, porém a cultura e a identidade visual dos lugares já estava formada, obviamente. Barbeiros tradicionais de lugares com forte identidade cultural e histórica, como Estados Unidos, por exemplo, adotaram as cores e “abraçaram” o Barber Pole como ícone e símbolo da profissão de barbeiro e das barbearias mais tradicionais, o que perdura até os dias de hoje.

20170317_172619.png

Quando gostamos de uma barbearia ou de um profissional específico, criamos um vínculo de intimidade com o lugar e o profissional, que passa, em muitos casos, a ser também amigo. E é justamente este vínculo do cliente com o lugar que faz as tradições serem mantidas. O Barber Pole não é apenas um símbolo que remonta ao passado, ele é também um objeto que identifica lugares onde pessoas são amigas e clientes fiéis. Onde a tradição importa, e a história dos nobres barbeiros de antigamente jamais será esquecida.

images-5.jpg.jpg

Assim como vocês, eu também tenho minha barbeira do coração. O nome dela é Fábia, profissional da Bucanero’s Barber Shop, a melhor barbearia da minha cidade. Além de excelente profissional, a Fábia também é uma grande amiga. Ela sabe que eu sou um barbudo de respeito e que não é qualquer um que vai encostando na minha barba. Essa barba aqui é cultivada por uma mulher que não perde em nada pra homem nenhum ! VALEU FÁBIA !

fotor_14897839213148.jpg

E aí galera, gostaram do post ? Espero que sim. Em breve tem mais reviews, informações e curiosidades. Até a próxima !!!

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s