Faça você mesmo: óleo para barba caseiro !

E aí bando de bárbaros barbados ! Pra muitos de nós a barba é mais do que um simples fator estético. Pode ir muito além disso e significar muita coisa … inclusive um hobby!!! POR QUÊ NÃO ?!

Existem inúmeros produtos e marcas para barba. Há uma infinidade de óleos para barba no mercado, com variadas composições. A diferença entre cada um destes óleos não está apenas na marca. Cada um é fabricado com princípios ativos, propriedades e fragrâncias diferentes, e sua barba pode dar certo (ou não) com estes produtos.20170316_091659.png

A barba e a pele varia de pessoa para pessoa, ou seja, para cada um de nós um produto pode parecer melhor ou pior.

Então … pq não fabricar seu próprio óleo em casa ? Você já pensou em desenvolver um óleo que atenda as necessidades peculiares de sua barba/rosto em sua própria casa ? Você já pensou em colocar no seu óleo um cheiro que você próprio escolheu ou desenvolveu ?20170316_090428.png

Isso é possível e não é tão complicado. Basta ler um pouquinho sobre os principais óleos vegetais disponíveis no mercado, conhecendo as principais características e propriedades de cada um deles. Daí é só “inventar” a sua mistura.

oleos-vegetais

 

Aqui eu vou publicar algumas receitas de óleo para barba caseiro, que você pode facilmente “fabricar” sozinho. Ok ??

Então bora lá !

 

RECEITA UM: BAUNILHA CELESTE

– 30 ml de óleo veículo
– 4 gotas de óleo essencial de baunilha
– 2 gotas de óleo essencial de lavanda

Como fazer (tutorial passo a passo):

MISTURA TUDO EM UM VIDRINHO, SEUS GÊNIOS.

Tá bom. Não pode ser tão simples assim. Nada é tão simples. Na verdade alguns cuidados são necessários. Por exemplo, os vidrinhos devem ser preferencialmente escuros, porque a luz pode oxidar os óleos. Ou seja, a exposição a raios solares (ou até mesmo a feixes de luz artificial) pode diminuir a vida útil do seu óleo. E você não quer isso, não é mesmo barbudo ?

Outra coisa muito importante é ferver os vidrinhos e depois secá-los bem antes de utilizá-los. Caso vocês decidam usar conta-gotas, prefiram os de “caninho” de vidro mesmo (parte que entra em contato com o óleo, dentro do vidrinho), pois os de plástico ficam “ensebados” após algum tempo de uso e cheios de resíduos estranhos.

ÓLEOS VEÍCULOS DESTA RECEITA:

Em relação aos óleos utilizados, esta é justamente a parte onde isso aqui fica interessante e pode se tornar um hobby !

Vários óleos podem ser utilizados, e em diversas proporções, e é aí que você vai aprendendo quais óleos e quais proporções ficam melhores em sua barba e rosto.

Eu particularmente dou preferencia sempre aos óleos de jojoba ou uva para serem os de maior proporção (por serem mais leves e facilmente absorvidos pela pele) e, posteriormente, acrescento algum óleo mais hidratante em proporções menores. Vale mencionar que, além de serem óleos mais leves, são também óleos que não atrapalham a fragrância dos óleos essenciais, ou seja, não interferem muito no cheiro que você compor.

 

Então, para fazer 30 ml desta receita BAUNILHA CELESTIAL, eu utilizei:

  • 60% de óleo Jojoba puro (18 ml)
  • 20% de óleo de semente de uva puro (6 ml)
  • 20% de óleo de Argan puro (6 ml)
  • 4 gotas de óleo essencial de baunilha
  • 2 gotas de óleo essencial de lavanda

(caso prefiram, é possível excluir o óleo de uva desta receita sem maiores prejuízos. Basta aumentar a jojoba de 60% para 80%).

Após os cuidados que já mencionei em relação à higienização do recipiente, misture tudo dentro do vidrinho, agite bem, e seja feliz.

Óbvio que vocês podem fazer 15 ml ao invés de 30, ou até mesmo 60, você que sabe. Basta obedecer as proporções !

Eu por exemplo fiz apenas 10 ml deste óleo, porque gosto de experimentar várias receitas, então tô sempre comprando um monte de vidrinhos conta-gotas.

Pra medir os ml eu utilizo uma seringa, dessas simples mesmo compradas em qualquer farmácia, porém SEM AGULHAS.

20170316_090449.png

“Mas porque sem agulha ? Você tá com medo da gente machucar o dedinho ?”

Não, tô nem um pouco preocupado com isso. Na verdade o motivo é muito simples: óleos vegetais oxidam facilmente quando entram em contato com objetos metálicos, por isso, NÃO UTILIZEM RECIPIENTES METÁLICOS E NEM SERINGAS COM AGULHAS, OK ?

Mais um detalhe importante: eu gosto muito de utilizar o óleo de jojoba como principal óleo por alguns motivos interessantes. O óleo de jojoba, além de ser rapidamente absorvido pela pele (não deixa o rosto ou as mãos brilhando, com aparência de oleosidade), é também um óleo com um cheiro mais neutro , ou seja, facilita para as essências aparecerem mais ! (Desde que seja a forma pura do óleo, 100% puro prensado a frio). Já fiz receitas utilizando apenas jojoba e argan, e ficaram ótimas.

O papel do argan é muito importante também. Ele hidrata, recupera e fortalece os fios. Tem também excelente ação emoliente, ou seja, o argan trata e amacia sua barba. Daí o sucesso da união do Argan com a jojoba: barba tratada, hidratada e macia, e tudo isso sem deixar o rosto com aspecto oleoso.

Algumas propriedades do óleo de Jojoba:

  • combate a acne
  • regula a oleosidade natural da pele
  • ajuda a prevenir rugas
  • estimula o crescimento dos fios
  • fungicida natural
  • Toxidade muito baixa (dificilmente causa reações alérgicas)

Algumas propriedades do óleo de Argan:

  • Possui 3x mais vitamina E do que qualquer outro óleo
  • Forte ação hidratante, revitalizante e emoliente
  • Ajuda a repor proteínas perdidas pela fibra capilar

Assim como os óleos utilizados nesta receita, existem inúmeros outros que podem ser usados, com propriedades tão nobres quanto estes mencionados hoje.

Publicaremos inúmeras receitas ao longo do tempo, e vamos utilizar a maior variedade possível de óleos vegetais (sempre 100% puros e naturais).

Tais óleos são facilmente encontrados na internet, apenas tomem cuidado. Procurem sites bem recomendados.

COMPENSA EU FABRICAR MEU PRÓPRIO ÓLEO ? 

Depende. Quando você desenvolve seu próprio óleo, de acordo com as peculiaridades de sua barba e de seu rosto, óbvio que o resultado será excelente. Maaasss … essa brincadeira pode sair um pouco salgada, então eu diria que não é financeiramente viável.

Eu gosto de fazer óleos com diversas composições e fragrâncias, mas eu faço mais por hobby do que por ser financeiramente viável. Mas devo dizer … depois que você começa a entender da brincadeira, você não para. Quer sempre ler mais sobre óleos e cheiros. É viciante !!!

Bom barbudos, por hoje é só. Vou procurar postar receitas caseiras de óleo para barba toda semana, ok ?? Então curtam, comentem e divulguem. Bora movimentar isso daqui !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s